sexta-feira, 30 de março de 2012

África - Um Continente Esquecido



Essa semana pela disciplina de África II do curso de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),  da qual o professor docente é Ruddy Aquino, tive a oportunidade de apresentar um seminário sobre alguns países da África e também de observar as apresentações dos meus colegas sobre importantes países desse continente tão rico e tão pobre. Porque ao olhar para esse continente, de forma geral, só associamos a pobreza, selvageria, doença e escravos? Porque olhamos para o povo desse continente como se eles fossem inferiores? Porque esse continente pode ser tão rico e tão pobre?
São análises que precisam ser feitas porque nós brasileiros, devido ao processo de colonização portuguesa,  temos uma herança enorme dos povos africanos que foram escravizados e trouxeram não apenas a sua força de trabalho forçado e compulsório, como  também a sua cultura e os seus hábitos, emfim, essa herança está na pele, quem tiver olhos que veja. Por tudo isso que é difícil para mim, entender porque esse continente passa por tantas dificuldades, sendo o terceiro continente mais extenso do mundo (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. Sendo o segundo  mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilião de pessoas (estimativa para 2005 ), representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes, tais como as Ilhas Canárias e os enclaves de Ceuta e Melilla, que pertencem à Espanha, o território ultramarino das ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, que pertence ao Reino Unido, e as ilhas de Reunião e Mayotte, que pertencem à França. Será que os países principalmente da Europa, só queriam e ainda só querem apenas explorar e sugar os recursos, principalmente minerais desse continente e toda essa pobreza e dificuldades vividas hoje são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus?
São questões que exigem muita reflexão por parte de todos e que por conta disso, possamos entender a importância desse continente e o quanto nós e principalmente eles, tem sido tão injustos com o a África e conosco mesmos. Antes de falar desse continente ou de julgar, primeiro procure conhecer a sua extensa história de milhares de anos, os seus povos e os seus costumes.

Apenas para reforçar, alguns dados sobre a África: 

Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos. Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável, ainda assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus. Atualmente os países africanos mais desenvolvidos são Líbia, Maurícia e Seicheles, com qualidades de vida superiores a de muitos países da Europa. Ainda há outros países africanos com qualidades de vida e indíces de desenvolvimento razoáveis, podendo destacar a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 


A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional ou do Norte, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.
Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Africa


Nenhum comentário:

Postar um comentário